RSS
 

03 Mai

 


 

As decorações com chocolate são o corolário ideal de qualquer bolo que se preze, convenhamos ! :-)

Ao nível profissional, existe uma grande quantidade de utensílios para fazer peças decorativas de chocolate, mas agora proponho por aqui algumas mais fáceis de realizar com objectos que pode adquirir em qualquer loja de artigos de cozinha.

Algumas sugestões prévias: seja qual for o tipo de decoração escolhida em que tenha de utilizar chocolate derretido, é conveniente temperá-lo, tal como foi ensinado aqui.

O chocolate derretido deve espalhar-se sobre uma superfície lisa, designadamente mármore ou aço inoxidável. Também se pode verter sobre papel vegetal. Nesse caso, deve repetir diversas vezes a operação de levantar o papel e deixá-lo cair sobre a bancada, antes de o chocolate ter solidificado, para que fique com um aspecto uniforme.

 

Caixinhas de Chocolate

 

Espalhar uma camada não muito fina de chocolate derretido e temperado sobre papel vegetal ou acetato. Quando o mesmo tiver solidificado, mas antes que endureça totalmente, corte vários quadrados com uma faca. Espere até endurecer e separe então as várias peças.

Para as armar, cole-as com chocolate derretido e temperado aplicado nas arestas. Una-as de imediato. Podem encher-se com mousse ou com frutas que previamente se mergulharam até metade num banho de chocolate.

 

Medalhões de Chocolate

 

Espalhe o chocolate derretido e temperado sobre folhas de papel vegetal ou de acetato. Deixe-o arrefecer um pouco e, antes que solidifique, corte tantos círculos quantos conseguir, utilizando um corta-massas redondo ou o bocal de um copo pequeno. Espere até o chocolate endurecer. Separe então os círculos com a ajuda de uma faca pontiaguda.

Se quiser obter uma maior variedade de motivos, utilize corta-massas ovais ou em forma de flor, de coração, de animais, etc.

 

Leques de Chocolate

 

Espalhe o chocolate derretido e temperado sobre uma superfície lisa. Quando começar a solidificar, mas antes de endurecer totalmente,  empurre com uma espátula num movimento de semicírculo.

 

Mistura de Cores

 

Para obter peças com riscas ou com motivos quadriculados tem de recorrer a dois tipos de chocolate de cobertura.

Para fazer riscas: comece por espalhar uma camada de um determinado tipo de chocolate derretido e temperado e depois percorra a superficie com um pente de pastelaria (em linha recta ou desenhando ondas). Espere até o chocolate solidificar e deite-lhe por cima uma camada de chocolate de outra qualidade. Alise bem, deixe arrefecer um pouco depois e proceda de acordo com as peças decorativas que deseja obter.

Para fazer redes ou linhas de vários tons: comece por espalhar uma camada de chocolate derretido e temperado, deixe solidificar e depois, com um cartucho cheio de chocolate derretido de outra cor, desenhe linhas finas (rectas, circulares, entrançadas, cruzadas, etc.)

 

Cartuchos de Chocolate

 

Confeccionam-se com papel vegetal e servem para fazer pequenas decorações em chocolate: desenhos, letras, linhas, etc. Recorte um rectângulo de papel de 20 cm x 30 cm; depois corte-o na diagonal, de maneira a obter 2 triângulos; forme 2 cartuchos, tendo o cuidado de dobrar um pouco da parte mais larga para dentro a fim de evitar que o cartucho abra. Encha-o até meio com chocolate derretido e dobre a parte superior, extraindo o ar. Corte a ponta do tamanho desejado.

 

Fitas de Chocolate

 

Para elaborar fitas, peças circulares ou formas onduladas, utilizam-se tiras de plástico transparente, que se vendem em casas da especialidade. Depois de derretido e temperado, o chocolate espalha-se sobre a tira e dá-se-lhe a forma desejada. Quando estiver bem frio, despega-se com cuidado da tira plástica.

As peças ficam mais brilhantes do que se o suporte utilizado for o papel vegetal.

 

Aparas de Chocolate

 

Para as elaborar não é necessário derreter o chocolate, pois fazem-se a partir de uma tablete inteira. Tem de se assegurar de que o chocolate está bem rijo e lasque-o com um descascador de legumes. As aparas de melhor aspecto e menos quebradiças obtêm-se a partir do chocolate gianduja (é um preparado feito com chocolate de cobertura e pasta de frutos secos, avelãs ou amêndoas).

 

Rolinhos de Chocolate

 

Espalhe uma camada muito fina de chocolate sobre o mármore e espere que solidifique, embora tendo o cuidado de não deixar que adquira uma consistência demasiado rígida.

Para elaborar os rolinhos, empurre pequenas porções do chocolate com uma espátula ou com uma faca de lâmina larga, a que dá uma certa inclinação.

 

Embrulho de Chocolate

 

Técnica mais elaborada e complicada para envolver um bolo com chocolate como se este fosse um papel de embrulho.

Os pasteleiros profissionais utilizam uma placa de mármore (não muito grande, nem muito pesada, pois tem de se manipular) que começam por colocar no congelador. Quando está bem gelada, retira-se e verte-se sobre ela  o chocolate derretido e temperado. O segredo consiste em retirá-lo de imediato para evitar que solidifique e se torne difícil de trabalhar. O chocolate passa a ter o “comportamento” de uma folha de plástico. Cobre-se o bolo com ela e espera-se que arrefeça.

 

 

 

 

 

Fonte: “Paixão pelo Chocolate” de Adriana Ortemberg

Share on Facebook

Veja também:

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 

 
  1. faby narciso

    24 de Março de 2014 at 16:27

    oiii Boa Tarde !

    eu gostaria de saber se alguém pode me ensinar a fazer risquinhas brancas em cima da trufa??

    Alguém !!!!!!

     
  2. Ana Silva

    15 de Maio de 2012 at 16:48

    Adorei o post! Tens um desafio no meu blog! Beijinho

     
    • Isabel

      15 de Maio de 2012 at 22:23

      Obrigada Ana, responderei por estes dias…
      Beijinhos

       
  3. Coradinha

    3 de Maio de 2012 at 15:57

    olá:) muito obrigada pela msh de melhoras antes de mais:) e OBRIGADA por estas dicas maravilhosas! beijinhos e tudo de bom!

     
    • Isabel

      4 de Maio de 2012 at 7:29

      De nada, espero que entretanto já esteja bem ! :-)
      Beijinhos

       
  4. Guloso e Saudável

    3 de Maio de 2012 at 10:21

    Olá Isabel,
    Que deliciosas dicas, adorei já estou a anotá-las, algumas já conhecia outras não, obrigada.
    Beijo,
    Vânia

     
    • Isabel

      4 de Maio de 2012 at 7:30

      Estamos sempre a aprender, também aprendo imenso com as suas ! :-)
      Beijinhos