RSS
 

12 Mar

 

 

 

Hoje trago um assunto que é do interesse de todos quantos manuseiam este produto tão especial: o processo delicado de derreter o Chocolate.

Sendo um produto altamente sensível, o chocolate requer determinados cuidados para se conseguirem elaborar diferentes preparações.

Quanto mais respeitarmos e colocarmos em práctica essas regras, melhores resultados conseguiremos obter.

Também é importante não desanimar caso as coisas não corram bem no início. Poderemos trabalhar o chocolate com maior segurança se conseguirmos aliar a práctica com alguns conhecimentos básicos.

 

Então vamos lá ao tema do artigo:

para derreter o chocolate, primeiro há que o partir com uma faca grande. Depois coloca-se num recipiente e leva-se ao lume em banho-maria ou ao microondas.

Não submeta nunca o chocolate a temperaturas elevadas ou a lume directo, pois vai queimá-lo !

Para o banho-maria, como a maioria de vocês sabe decerto, há que colocar um tacho ao lume com água até meio e introduzir dentro dele um tacho mais pequeno com o chocolate partido.

Evite que a água salpique e entre para o tacho onde está o chocolate porque isso iria prejudicar o processo. O ideal é apagar o lume assim que a água começar a ferver e ir mexendo o chocolate até ele estar derretido.

Se preferir utilizar o microondas, então deve colocar o chocolate num recipiente não metálico e levá-lo à potência máxima se for chocolate negro, e a  três quartos da potência se for branco ou de leite.

Retire o recipiente do microondas de minuto a minuto e mexa com uma colher, pois mesmo que ainda não esteja totalmente derretido é necessário mexer para não se queimar.

Quando notar que já derreteu junto ao bordo do recipiente, pode tirá-lo, acabará de derreter por inteiro enquanto o mexe.

Há quem use a estufa para este processo, especialmente profissionais de pastelaria pois é a forma mais precisa de derreter o chocolate.

Utiliza-se um recipiente de aço inoxidável onde se coloca o chocolate que vai ser utilizado e leva-se a uma estufa a uma temperatura entre os 45 ºC e os 50 ºC.

Há que ter o cuidado de deixar o chocolate a derreter na véspera de ser utilizado e não o deve manter derretido por mais de 3 dias ou perderia o sabor e o aroma, que são extremamente importantes.

 

Para finalizar este artigo, há que referir que os ingredientes liquidos que se juntarem ao chocolate derretido, tal como natas, leite, café, etc., devem estar à mesma temperatura.

É que se estiverem mais quentes que o chocolate podem fazer com que o mesmo fique talhado e se estiverem mais frios vão provocar a formação de grumos.

 

E você ? Que processo de derretimento costuma utilizar ?

 

 

 

Fonte: “Paixão pelo Chocolate” de Adriana Ortemberg

 

Share on Facebook

Veja também:

 

Deixe um comentário