RSS
 

21 Abr

 

 

O Valor Nutritivo do Chocolate

 

Contrariamente ao que se possa pensar, o Chocolate é altamente nutritivo e não é só uma simples guloseima mas sim uma matéria muito rica em nutrientes pelo que deve ser tido em conta como um verdadeiro alimento, não só para a alma mas também para o corpo.

Contém vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, hidratos de carbono entre outros. As proporções variam de acordo com o produto escolhido, isto é, se possui mais ou menos pasta de cacau, leite, frutos secos, recheio, etc.

Por outro lado, o chocolate (tal como outros alimentos) não é bom nem mau por si mesmo, dependendo da quantidade e da frequência com que se come, da sua qualidade e do estado de saúde do consumidor. Se a pessoa não apresentar incompatibilidades com o chocolate (alergias, intolerância, problemas hepáticos, etc.) e o consumir com moderação, não existem quaisquer inconvenientes em o incluir na sua dieta alimentar. Aliás, em condições especiais, como a prática de actividades desportivas intensas, é um alimento altamente recomendado pelo seu elevado valor energético.

Ninguém duvide: o chocolate é um alimento com múltiplas virtudes.

Proteínas

Não têm um lugar de destaque excepto nos casos do chocolate de leite e do chocolate branco, cujos ingredientes lácteos aumentam o seu valor proteico. Além disso, o cacau como matéria prima também oferece percentagens mais elevadas de proteínas.

Hidratos de Carbono

São proporcionados sobretudo pelos açúcares que fornecem quase metade da energia total. O cacau como matéria prima contém também amido e fibra, mas estes componentes ficam mais diluídos no produto final.

Gorduras

Proporcionam cerca de metade da energia fornecida pelo chocolate. A excepção é o chocolate em pó que possui pouquíssima gordura.

Fibra

Encontra-se em quantidades apreciáveis tanto no chocolate em pó como no chocolate preto. Nos outros produtos o seu valor é insignificante.

Sais Minerais

No chocolate preto e no chocolate em pó os valores de sais minerais são reduzidos comparativamente aos do chocolate de leite, no qual a percentagem de cálcio aumenta significativamente, devido à adição de substâncias lácteas.

Vitaminas

 Destaca-se sobretudo o alto teor de ácido fólico. O chocolate branco e o chocolate de leite apresentam maiores quantidades de vitamina A do que os outros produtos, devido às substâncias lácteas que contém.

Energia

Os chocolates em geral são alimentos energéticos. O chocolate em pó é o que apresenta valores mais baixos de energia.

Fonte: “Paixão pelo Chocolate” de Adriana Ortemberg

Share on Facebook

Veja também:

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 

 
  1. Guloso e Saudável

    22 de Abril de 2012 at 15:37

    Olá Isabel,
    Como fãs do chocolate amargo, já publicamos alguns textos em que enumeramos as vantagens do chocolate com maiores concentrações de cacau. Ótimo texto.
    Bom domingo, beijo,
    Vânia

     
    • Isabel

      22 de Abril de 2012 at 16:40

      Vânia, perco-me mesmo por um pedaço de chocolate com alta percentagem de cacau… :-)
      Obrigada pela visita e pelo carinho !

      Resto de bom Domingo para Si também e beijinho