RSS
 

04 Jul

 

 

 

 

Na 1ª parte deste artigo vamos ver como o Chocolate pode ser utilizado nas mais diversas situações quotidianas, podendo servir de solução rápida e eficiente.

Seja como for, gostaria de ser incisiva em 2 pontos:

 

  • o chocolate deve ser consumido com moderação;
  • consulte sempre um médico antes de se auto-medicar;
  • as soluções apresentadas abaixo foram retiradas do livro “O poder da cura do chocolate – Cal Orey” e são soluções que podem resultar ou não, dependendo de cada caso particular.
 

 

Abstinência de Café

O chocolate pode ser eficiente contra a falta de cafeína para aqueles que sentem dor de cabeça por não terem tomado uma boa xícara de café forte.

Uma xícara de cacau ou uma barra de chocolate amargo podem ser a solução. O conteúdo de cafeína pode variar de acordo com o chocolate escolhido. A vantagem do chocolate é que, além do sabor, irá suprir a necessidade física e mental, fornecendo energia.

 

Acne

Ao contrário do que se possa pensar, o acne não é um problema causado pelo chocolate e sim um problema hormonal e genético.

Uma máscara de chocolate combate a oleosidade da pele.

 

Alergia

Devido aos antioxidantes encontrados no cacau, o chocolate é considerado uma boa arma contra alergias. Uma barra de chocolate amargo pode ser uma boa alternativa contra uma alergia, e o que é melhor, não tem efeitos colaterais.

 

Anemia

 A anemia caracteriza-se pela falta de glóbulos vermelhos e hemoglobina, a proteína que transporta o oxigénio dos pulmões para os tecidos.

Os sintomas são o cansaço e tonturas. O chocolate pode auxiliar a combater este estado por conter ferro. Uma barra de chocolate de qualidade pode suprir um pouco dessa deficiência. Mas não se esqueça de consumir alimentos ricos em ferro.

 

Anorexia

A obsessão pela estética magra, no qual muitas pessoas procuram o famoso corpo de modelo, pode trazer consequências graves. Acrescentar à dieta o chocolate, multivitaminas, sais minerais, ervas e alimentos saudáveis com alto complexo de carbohidratos pode ajudar bastante no tratamento de tal desordem alimentar.

 

Ansiedade

As pesquisas apontam para o facto de as pessoas que consomem chocolate com moderação tendem a apresentar melhorias num quadro de ansiedade.

Os ingredientes bons encontrados no chocolate amargo acalmam o sistema nervoso e transmitem uma sensação de bem estar que supera os sentimentos negativos. O chocolate é uma boa alternativa também ao uso de antidepressivos, normalmente indicados neste tipo de tratamento, pois não tem efeitos colaterais.

 

Artrite

Por conter analgésicos naturais, como a anandamida e canabinoide, que estimulam o cérebro a libertar componentes para aliviar a dor, o chocolate é também neste caso recomendado. Bastam um ou dois quadrados de chocolate amargo, duas vezes por dia.

Ainda, a sua mistura com a cerveja (por muito estranho que isso possa parecer), que também contém antioxidantes, potencializa o efeito.

 

Asma

Neste caso, um chocolate com 60% ou mais de cacau é recomendado. Os diferentes componentes encontrados como o magnésio (um mineral que relaxa o tecido dos brônquios), além dos antioxidantes que auxiliam no equilibrio do sistema imunológico, ajudam a combater este mal.

Porém, muitas pessoas acreditam que o chocolate seja o gatilho para uma crise de asma, sendo que é sempre fortemente recomendado consultar um médico antes de consumir chocolate.

 

Bulimia

Classificada como um transtorno psicológico, a bulimia afecta pessoas das mais variadas idades e de ambos os sexos.

Além da óbvia procura por auxílio psicológico, uma dieta com a alimentação balanceada e a inclusão de chocolate pode auxiliar.

 

Caries

Mais uma vez o chocolate amargo pode ser benéfico e derrubar o mito que se instalou.

O chocolate, por conter na sua composição taninos e outros componentes antioxidantes, pode impedir que a cárie se aprofunde. Um estudo realizado na Universidade de Osaka, no Japão, apontou para a existência de agentes antibasterianos no cacau.

O consumo de chocolate deve ser moderado (mais uma vez reforçamos) e seguindo sempre as recomendações dos dentistas para a execução perfeita da higiene bucal após as refeições.

 

Problemas na Gravidez

O chocolate pode auxiliar o controlo da hiper-tensão e pré-eclampsia, uma complicação da gravidez que aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos em até 8 %.

A teobromina, alcalóide encontrado em maior quantidade no chocolate amargo, pode diminuir o risco de pré-eclampsia. O componente pode ser benéfico no tratamento da pressão alta, angina e arterioesclerose.

 

Constipação/Diarréia

As causas são inúmeras: mudanças de ambiente, climáticas e falta de fibras na dieta… também o baixo consumo de água.

Comer 1 ou 2 quadradinhos de chocolate amargo com 70 % de cacau pode ajudar a regularizar o intestino, embora o chocolate tenha uma dose de magnésio que, se consumida em excesso, pode ter efeito laxativo.

 
 

No próximo artigo continuaremos a apresentar algumas situações nas quais o chocolate pode ter uma ajuda benéfica.

Share on Facebook

Veja também:

 

Tags:

Deixe um comentário

 

 
  1. Josy

    7 de Julho de 2012 at 2:09

    Isabel querida, sabia de alguns beneficios que o chocolate nos proporciona, mas desconhecia a maioria.
    Excelente post, ótimas informações. Gostei muito.
    Isabel, obrigada pela força e carinho. Bjos, excelente final de semana

     
  2. anabela

    5 de Julho de 2012 at 23:10

    Olá Isabel, minha querida amiga, que me segue praticamente desde o inicio !… Obrigada.
    Adorei este post, muito bom, muito informativo.
    Obrigada pela partilha.
    Um rande beijinho.

     
  3. Catarina Sá

    5 de Julho de 2012 at 18:03

    Desconhecia grande parte dos benefícios e/ou utilizações do chocolate aqui mencionadas. No entanto descobri à pouco tempo que o chocolate também pode ser um excelente aliado na perda de peso (com alimentação equilibrada e exercício físico), basta comer um quadrado por dia para ajudar a perder peso ou manter a linha :)

    beijinhos

     
  4. Lala Ratonita

    5 de Julho de 2012 at 11:19

    Olá Srª Chocolate,
    Há um mês que não recebo noticias suas, não sei porquê. Eu sou sua seguidora… Então hoje resolvi vir cá espreitar e deparei-me com uma série de coisas boas que perdi ao longo deste tempo…. Era suposto receber noticias do que por cá se publica mas nada! :(
    De qualquer forma gostei muito de cá vir e voltarei novamente. Beijinhos dos Ratinhos Cozinheiros

     
  5. Cris

    5 de Julho de 2012 at 8:51

    Bem verdade! Sabia que era benéfico mas ha pontos que focaste que desconhecia !
    Beijinho doce :)

     
  6. Formiguinha

    5 de Julho de 2012 at 8:45

    Olá:)

    Ena tantas dicas! Algumas surpreenderam-me bastante.
    Não como muitas vezes chocolate porque tenho medo que me faça mal (é dificil encontrar chocolate apto para quem sofre de intolerância à lactose) mas depois destas deliciosas sugestões vou pensar mais nisso:)

    Beijinhos

     
  7. Guloso e Saudável

    5 de Julho de 2012 at 8:35

    Olá Isabel,
    Ótimo texto, muito informativo, penso que poderia ter mencionado o limite de consumo diário indicado pela OMS, parabéns pelo post.
    Beijo,
    Vânia

     
  8. Irene

    5 de Julho de 2012 at 0:53

    Querida amiga,
    ADOREI o seu post!!! Muito informativo e DELICIOSO!!! Chocolate é tudo de BOMMMM!!!
    Grande beijo, Irene