O Valor Nutritivo do Chocolate
Contrariamente ao que se possa pensar, o Chocolate é altamente nutritivo e não é só uma simples guloseima mas sim uma matéria muito rica em nutrientes pelo que deve ser tido em conta como um verdadeiro alimento, não só para a alma mas também para o corpo.
Contém vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, hidratos de carbono entre outros. As proporções variam de acordo com o produto escolhido, isto é, se possui mais ou menos pasta de cacau, leite, frutos secos, recheio, etc.
Por outro lado, o chocolate (tal como outros alimentos) não é bom nem mau por si mesmo, dependendo da quantidade e da frequência com que se come, da sua qualidade e do estado de saúde do consumidor. Se a pessoa não apresentar incompatibilidades com o chocolate (alergias, intolerância, problemas hepáticos, etc.) e o consumir com moderação, não existem quaisquer inconvenientes em o incluir na sua dieta alimentar. Aliás, em condições especiais, como a prática de actividades desportivas intensas, é um alimento altamente recomendado pelo seu elevado valor energético.
Ninguém duvide: o chocolate é um alimento com múltiplas virtudes.
Proteínas
Não têm um lugar de destaque excepto nos casos do chocolate de leite e do chocolate branco, cujos ingredientes lácteos aumentam o seu valor proteico. Além disso, o cacau como matéria prima também oferece percentagens mais elevadas de proteínas.
Hidratos de Carbono
São proporcionados sobretudo pelos açúcares que fornecem quase metade da energia total. O cacau como matéria prima contém também amido e fibra, mas estes componentes ficam mais diluídos no produto final.
Gorduras
Proporcionam cerca de metade da energia fornecida pelo chocolate. A excepção é o chocolate em pó que possui pouquíssima gordura.
Fibra
Encontra-se em quantidades apreciáveis tanto no chocolate em pó como no chocolate preto. Nos outros produtos o seu valor é insignificante.
Sais Minerais
No chocolate preto e no chocolate em pó os valores de sais minerais são reduzidos comparativamente aos do chocolate de leite, no qual a percentagem de cálcio aumenta significativamente, devido à adição de substâncias lácteas.
Vitaminas
Destaca-se sobretudo o alto teor de ácido fólico. O chocolate branco e o chocolate de leite apresentam maiores quantidades de vitamina A do que os outros produtos, devido às substâncias lácteas que contém.
Energia
Os chocolates em geral são alimentos energéticos. O chocolate em pó é o que apresenta valores mais baixos de energia.
Fonte: “Paixão pelo Chocolate” de Adriana Ortemberg
fernanda
14 de Março de 2016 at 17:11
O chocolate 🍫 não e uma simples guloseimas mas uma matéria muito rica 🍫 🍫 🍫😝👍
Guloso e Saudável
22 de Abril de 2012 at 15:37
Olá Isabel,
Como fãs do chocolate amargo, já publicamos alguns textos em que enumeramos as vantagens do chocolate com maiores concentrações de cacau. Ótimo texto.
Bom domingo, beijo,
Vânia
Isabel
22 de Abril de 2012 at 16:40
Vânia, perco-me mesmo por um pedaço de chocolate com alta percentagem de cacau… 🙂
Obrigada pela visita e pelo carinho !
Resto de bom Domingo para Si também e beijinho